Retalhos

"Posso não concordar com uma só palavra que disseres, mas defendo até a morte o teu direito de dizê-las". Voltaire.

sexta-feira, julho 07, 2006

É assim mesmo

Povo das bandeirinhas e fans do Abominável Homem Gaúcho, chamem-me o que quiserem mas apesar de Portugal ter feito uma boa campanha, eu concordo com este ponto de vista. Retirei daqui:

Vamos lá ver quem tem colhões
Parece que vivo num país que não me deixa criticar a merda de seleccionador que tenho. Repito para mim, baixinho, que quem diz a verdade não merece castigo, ao mesmo tempo que tento desviar-me das pedradas que me têm como alvo. Convicto do que digo, sou suficientemente filho-da-puta para desejar que os calhaus que me lançam façam ricochete e partam os dentes a quem quis ver de que cor sou eu por dentro.Eu não me acho o máximo nem tenho a mania de que eu é que sei. Sinceramente, não há nada de genial em olhar para um céu cinzento de tão carregado de nuvens e calcular que vai chover não tarda nada, pois não? Mas sou capaz de me passar da marmita quando olham para o mesmo céu que eu e me acusam de ser um pessimista, e que eu não sei o que é chover, e que no ano passado é que choveu a sério, e que até vai estar um lindo dia de praia.O futebol não é uma ciência exacta, não é novidade para ninguém que há muitos factores que podem defraudar uma previsão séria. O dia pode abrir, e aquele céu cinzento pode realmente dar lugar a um bom dia de praia. Tudo bem. Mas não é sempre, pois não? Nem sequer é na maior parte das vezes.Tenho para mim que Scolari tem muitas virtudes, mas naquela parte para que foi contratado, de treinar uma equipa de futebol, é estupidamente fraquinho. Não é teimoso, é burro. Não é científico, é supersticioso. É a minha opinião, tenham paciência, tenho direito a ela. E admito opiniões contrárias, da mesma forma que admito que se possa ser do Sporting quando se podeser do Benfica, da mesma forma que admito que se ache a Maria Rueff mais bonita que a Maria Sharapova: com perplexidade.Para que não fique cada um na sua, a trocar confortavelmente insultos, vamos lá dar consequências à nossa opinião.Aos meus olhos, o burro do Scolari tem uma equipa destroçada animicamente. Como ele é um grande psicólogo, não há o mínimo problema em motivar o grupo para o jogo do 3.º lugar. Mas a equipa não pode com uma gata pelo rabo, e, por mais que queira, não tem pernas. Como, para além de não ter pernas, não tem uma organização inteligente, e como Scolari vai apostar nos mesmos desgastados intérpretes, e como a alteração forçada ainda piora o cenário, eu nem preciso de olhar para a Alemanha para perceber no que é que isto vai dar: ficamos em 4.ºComo não reconheço ao Casmurrão argúcia para, a partir do banco, alterar o rumo dos acontecimentos, prevejo mesmo que percamos o jogo em 90 minutos.E daqui desafio os scolaristas, aqueles que acham que a aventesma é um grande treinador de futebol, a apostarem comigo que será diferente.Quem quiser fazer-me engolir estas palavras deve fazer o seguinte:1) escolher um blog idóneo com alguns anos de blogosfera, tipo Megafone ou 4x4x2, em quem confie, que se disponibilize a mediar este conflito.2) entregar a esse blog a quantia que quiser apostar contra a minha previsão, ou melhor: apostar na vitória de Scolari.3) Pedir a esse blog que me notifique de que recebeu determinada quantia da sua parte, para que eu possa entregar igual valor ao mesmo blog, blog esse que se encarregará de canalizar o "bolo" ao vencedor no final da partida.Sejam meiguinhos nos montantes, para eu poder aceitar o maior número de desafiadores.Para facilitar a coisa, só valem os 90 minutos regulamentares, porque eu acho que a Alemanha não precisa de mais que isso para derrotar Scolari (se fosse contra Portugal, a coisa fiava mais fino). O empate anula a aposta.Vá, quem é que tem tomates? Quem é que aposta cegamente no calhau-de-bigode? Quem é que gostava muito de se rir à minha conta? Duvido que alguém aceite, nem nos desenhos animados há personagens tão ingénuas, mas prometo canalizar a verba assim ganha para um vídeo de uma febra.