Retalhos

"Posso não concordar com uma só palavra que disseres, mas defendo até a morte o teu direito de dizê-las". Voltaire.

terça-feira, fevereiro 17, 2009

A Balança da Consciência

"A verdade nunca é injusta; pode magoar, mas não deixa ferida..” Penso que terá sido Eduardo Girão que disse, certo ou errado, o que fica è que muitas das vezes não temos coragem para dizer todas as verdades e muitas das vezes acabamos por ferir mais as pessoas com isso do que propriamente com as palavras. Os amigos esperam sempre ouvir as melhores coisas esperam sempre que alguém lhes passe a mão pelo cabelo, muitos dirão que isso é a maior traição, verdade, mas ela é ainda maior quando somos nós que nos calamos. Não tenho muitos pesos na consciência, mas carrego comigo muitas palavras que ficaram por dizer, muitos momentos oportunos para falar mas que na altura escolhi o silêncio. Muitos acham que assim é que deve ser, devemos dar a opinião e depois os outros que façam o que bem entenderem, pois nós já fizemos a nossa parte, mas e quando uma simples opinião não for suficiente para evitar erros, sofrimento e desilusões? Na minha opinião não nos podemos auto desresponsabilizar, nem nos defender numa opinião, nem dizer que “não foi por falta de aviso”. È verdade também que procuramos sempre pessoas sábias, pessoas vividas, mas nunca nos podemos esquecer de ouvir quem nos estima, como tal esperamos sempre a verdade, sobretudo daqueles que gostamos e que nos rodeiam, não existe melhor prova de amizade e consideração o facto de pedir uma opinião a quem tem amigos honestos, a sua reputação nasceu da companhia e é impossível não ter algumas afinidades. Ninguém necessita de amigos que mudem quando nós mudamos, que gostem quando gostamos, que concordem quando concordamos, queremos frontalidade e a verdade, mesmo que por vezes a nuvem da insolência assole a nossa alma.

“A minha consciência tem para mim mais peso do que a opinião do mundo inteiro” – Cicero

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Era só o que eu queria...palavras sinceras...e a tua mão a passar-me pelo cabelo enquanto descansava a minha cabeça no teu regaço...

Beijinho...

12:42 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

tas ca um poeta forte abraco

12:39 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home