Retalhos

"Posso não concordar com uma só palavra que disseres, mas defendo até a morte o teu direito de dizê-las". Voltaire.

quinta-feira, março 08, 2012

Anonymous

Foi através de um amigo (que guardo no anonimato como seria de esperar) que me inteirei deste movimento, desta ideia, desta seita, desta religião, desta….pois, apesar de ter pesquisado ainda não consigo ter uma definição clara e precisa do que é ou do que são ou representam. Não que me preocupe profundamente com isso, ou que perca o sono, contudo e depois de debater esta ideia, ideal, ou algo semelhante existem algumas questões que se levantam. Primeiro que tudo, que são? Onde estão? O que defendem etc. O que leva as pessoas a aderirem? Quem está por detrás? Estrutura? Organização? Quem sai a ganhar? Quem fomenta? Quem propaga sabe o que faz? A simples definição “somos apenas um grupo de pessoas na internet que precisa — de um tipo de saída para fazermos o que quisermos, que não seríamos capazes de fazer numa sociedade normal. ...Essa é mais ou menos a ideia” carece de algo mais. Se acredito que somos vigiados constantemente? Sim acredito, se está errado? Talvez, contudo quem não deve não teme, se pesquisarem se investigarem é porque estão atentos, não me importo com isso, desde que garantam a minha vida privada que ela não seja exposta ao mundo, sinto-me seguro. A evolução da sociedade, da mutação dos comportamentos sociais, da explosão das redes sociais faz o resto. Aristóteles dizia “O ignorante afirma, o sábio duvida, o sensato reflecte”, neste momento não posso fazer mais que afirmar, embora o meu texto seja de dúvida e que muito provavelmente vá reflectir sobre ele.