Retalhos

"Posso não concordar com uma só palavra que disseres, mas defendo até a morte o teu direito de dizê-las". Voltaire.

sexta-feira, junho 09, 2006

Não gosto de ti Abominável Homem Gaúcho


Não sei se vou infringir algum estatuto orientador dos princípios da Tertúlia mas não queria deixar de responder à crítica que o senhor seleccionador da equipa dos "amigos de Scolari" (pois, não é a Selecção Nacional, porque a selecção nacional deve ter os melhores jogadores, o que não é o caso) me fez.

Disse o Sr. Scolari que contra ele só estão 4 ou 5 intelectuais. Em primeiro lugar, fico contente que ele me considere intelectual. Ou então, ele considera que todos os que estão contra ele são intelectuais. Considero isso um elogio que lhe agradeço, uma vez que não me tinha a mim mesmo nessa boa conta.

Devo confessar que um dos motivos que me leva a não gostar do senhor tem a ver com a postura de afrontamento ao meu F.C.Porto. Porém, estive compenetradamente a reflectir e vi que havia uma imensidão de outros motivos para eu não gostar do homem. Sucede em primeiro lugar que o homem, como figura que representa o país e é pago principescamente, é mal educado e incorrecto. Lembrar-se-ão os leitores deste blog que o ano passado, o Abominável Homem Gaúcho disse a uma senhora jornalista do Record "Vá-se f..." mais do que uma vez. Na semana passada, referindo-se supostamente ao meu colega intelectual Miguel Sousa Tavares, disse que ele era um "escritor de bosta". Eu posso dizer relativamente a um senhor de bigode que está em Portugal, que é um treinador de bosta. A diferença é que eu não sou uma figura pública. Depois, considero que a sua equipa não é uma selecção nacional, mas sim um género de um conjunto de amigos que se junta para jogar à bola. Independentemente de um jogador ter sido despedido do seu clube e não jogar, abdicar da selecção quando lhe dá jeito, não marcar um golo numa competição mesmo sendo ponta de lança e jogando os jogos todos, ou dar mais frangos do que um aviário, é IMPRETERIVELMENTE convocado pela simples razão que é amigo de Scolari. Além disso, o Abominável Homem Gaúcho não vê os jogos de futebol. Só assim se compreende os jogadores que convoca e que deixa de convocar. Além de tudo isto, o senhor introduziu um conjunto de práticas e frase folclóricas e labregas que me assustam. Primeiro foi as bandeiras nas janelas. Depois foram as referências à senhora do Canavaggio. Acrescenta a estes episódios que, em vésperas de mundial, o senhor achou por bem andar a oferecer-se à selecção inglesa sem que o presidente da Federação (que anda mais preocupado em responder aos críticos do que em por o seleccionador na ordem) lhe desse um chuto no rabo. Recentemente, disse algo que me deu vontade de rir ou de chorar: "Os jogadores da selecção têm muito amor para dar". O que é isto? Amor para dar? Os jogadores? Não sei se a minha opinião é unânime, mas eu não quero o amor dos jogadores para nada. Quero que eles dêem talento, esforço e sacrifício. Agora, amor? Sinceramente...

No entanto, existem opiniões contrárias à minha, que eu respeito e não digo que são "opiniões de bosta" como uma pessoa que eu conheço. Há quem diga em sua defesa que o Sr Scolari levou Portugal à final do Europeu e que levou o Brasil a ganhar um campeonato do mundo. Relativamente a Portugal, considero que, tendo uma equipa com a espinha dorsal do F.C.Porto campeão europeu e não ter conseguido ganhar EM CASA um único jogo contra a Grécia (que nem ao Mundial vai) é um mau resultado. Relativamente ao Brasil, não me venham com conversas. Não foi ele que levou o Brasil a ganhar um campeonato do mundo. Os jogadores brasileiros é que o levaram a ganhar um campeonato do mundo. Até eu a comandar de Portugal a selecção brasileira por telefone era campeão do mundo.

Posto isto, desejo que Portugal seja campeão do mundo para que o Sr. Scolari peça um salário que só uma selecção árabe lhe possa pagar e ele se vá embora de vez.

PS: O Ricardo ("guarda-redes" da selecção) disse: "Vou dar o meu melhor de mim". Sintomático