Retalhos

"Posso não concordar com uma só palavra que disseres, mas defendo até a morte o teu direito de dizê-las". Voltaire.

quinta-feira, setembro 28, 2006

Ibéria: Por que não?


Tenho assistido com alguma atenção aos debates e intervenções públicas relacionadas com o iberismo e um hipotético retorno à aglutinação de Portugal e Espanha. Compreendo que seja um tema polémico e desconfortável para uma grande parte dos portugueses e até para a maioria dos espanhóis. Porém, confesso que encaro essa perspectiva com muito interesse e entusiasmo. E é neste ponto do post em que os leitores me vão ofender no íntimo e dizer que eu não sou digno de ser português e que devia ser desmembrado. Mas pergunto: Por que não? Não teríamos a ganhar com isso? Obviamente que tenho orgulho em ser português, mas não sou nacionalista. E esse facto permite-me pensar racionalmente numa hipótese que se prevê como potencialmente benéfica para este nosso país. Não estivemos já unidos na história? Não está Portugal já cheio de espanhóis? Não tem Espanha muito melhor qualidade de vida do que nós? Não estamos nós na cauda da Europa em todos os indicadores económicos?

E agora, a piéce de résistance da polémica: Se puder receber um salário duas vezes superior ao que tenho, ter um sistema de saúde de qualidade e mais barato, uma melhor segurança social, bens de primeira necessidade mais baratos, combustível mais barato e no fundo, melhor qualidade de vida, NÃO ME IMPORTO NADA DE SER ESPANHOL. Não tem nada a ver com falta de orgulho lusitano, mas não vou em nacionalismos bacocos sem sentido. Assim os espanhóis quisessem.

Façam o favor de comentar. Como diria alguém: A bem da nação (ibérica)!