Retalhos

"Posso não concordar com uma só palavra que disseres, mas defendo até a morte o teu direito de dizê-las". Voltaire.

sábado, março 17, 2012

Emocionalmente incompetentes - Direito de Resposta - Gi Baggio

Gostei muito do que li, da forma como escreves, mas...não será que todos nós (homens e mulheres) não fomos já emocionalmente incompetentes? E alguns continuam a sê-lo...:) É verdade que há mulheres emocionalmente incompetentes, mas não significa que todas o sejam. Julgo ter tudo a haver com a questão de efectivo amadurecimento. Uma pessoa amadurecida é equilibrada emocionalmente, encara a realidade como ela é, muitas das vezes mais fria e racional… no fundo não deixa de ser uma atitude do EU interior que não permite que algo externo nos desvie dos nossos objectivos. Talvez por isso, amadurecer dói, sendo bem mais fácil tentar contornar essa dor, evitá-la, culpabilizar o outro, vitimizarmo-nos, arranjar desculpas…

Amadurecer é simplificar, ver o verdadeiro valor das coisas, ter a capacidade de perceber e aceitar o que acontece. Não está necessariamente relacionado com a idade, pois a idade cronológica nem sempre coincide com a idade emocional. Para crescer é necessário conhecermo-nos, amarmo-nos, sermos tolerantes, lidar/gerir com as frustrações e a aprender a ficar “sozinhos” pois só assim lidamos bem com as “dores da vida”, ainda que nos custe suportá-las, mas é isso precisamente que nos faz crescer, mudar nas atitudes e comportamentos. Não acredito que todas as mulheres e todos os homens tenham amadurecido a este ponto, umas/uns sim, outras/os não! Nem sempre se consegue controlar todas as emoções, diria mesmo que é humanamente impossível, mas podemos aprender a dominar muitas delas.

Há pessoas que passam uma vida toda emocionalmente na infância/adolescência, apesar de adultas. As experiências de vida ajudam-nos a amadurecer, desde que estejamos predispostos a aprender com estas, desde que estejamos receptivos a aceitar a "dor" e portanto amadurecer não significa quantidade de experiências vividas mas sim a forma como encaramos e vivemos essas mesmas experiências. Como dizia Albert Einstein “ Se procuras resultados distintos, não faças sempre o mesmo”.

As necessidades emocionais do homem, a forma como age em relação a elas, como pensa é completamente diferente da mulher, é um facto, sem dúvida.

Há mulheres que carecem de mais atenção em relação às suas necessidades emocionais, que tem dificuldade em assumir as suas emoções, o que realmente querem (que o “sim” seja “sim” que o “não” seja “não”) e que nem sempre conseguem estar sozinhas. Segundo Sócrates "As paixões e os caprichos dos desejos conduzem-nos a uma vida sem sentido. Longe de ser livres e poderosos (…) somos então escravos e dependentes”.

O Homem pode ser mais prático ou menos complicado, mais directo nos seus desejos/necessidades, mas também considero que há homens totalmente dependentes… seja de sentimentos, pessoas, coisas… tal como há mulheres.
Por ex., homens totalmente dependentes da esposa/namorada/companheira e/ou da mãe e que nem sempre conseguem viver sozinhos e serem auto-suficientes. Nesta lógica, não serão também emocionalmente incompetentes?

Diriam mesmo que a forma como se comunica emocionalmente e como esta comunicação é entendida é diferente do homem para a mulher. Mas é na descoberta a dois, no esforço partilhado, no sermos livres, ainda que juntos, que as coisas ganham forma, sentido e cor. Contrariedades? Existem e sempre existiram…e são apenas isso! Concordo contigo: “se no caminho para a realização não encontramos nenhum obstáculo é melhor pensar que provavelmente não iremos a lugar nenhum”.

Conseguiremos (homens e mulheres) compreender que competência emocional está também directamente ligada à capacidade de perceber as necessidades do outro? Eu diria que uns sim, outros não! Já alguém dizia que só ao calçar os sapatos do outro é que compreendemos melhor o seu modo de caminhar.

“Amamos mais aquilo que com mais esforço conseguimos”… uma grande verdade!

Tudo na vida exige esforço e dedicação e desengane-se quem achar o contrário. Já dizia Antoine de Saint Exupéry “ foi o tempo que dedicaste à tua rosa que fez a tua rosa tão importante.”

Uma outra visão...o meu ponto de vista:) Não significa que o meu esteja certo ou errado...apenas é diferente:)