Retalhos

"Posso não concordar com uma só palavra que disseres, mas defendo até a morte o teu direito de dizê-las". Voltaire.

sexta-feira, maio 26, 2006

È perigoso casar

Não me lembro de existir uma idade própria para casar, pese embora a sociedade exerça uma pressão para que as pessoas se casem. Quanto a mim é a lei natural, devemos é respeitar quem não quer casar. Sabemos que hoje em dia se casa cada vez mais tarde, por diversas vicissitudes, não que esteja alguma coisa errada, mas verdade seja dita que quando se chega aos 25 anos é natural que se comece a ouvir por parte dos familiares e amigos a velha expressão “então e tu, quando casas?”. Se você é daqueles que como eu ainda joga na equipa dos solteiros, tenha bastante atenção ao casamento, para ser mais claro, eu não falo na escolha do parceiro ou da casa ou do vestido, falo sim da atenção que tem que ter com os preparativos e boda em si, isto porque o Ministério das Finanças está preocupado com a fuga aos impostos e não se espante que o fisco lhe pergunte, quanto custou o copo de água, as fotos, o aluguer do espaço, as flores, o conjunto musical e por ai fora. Tem sido enviado a casais recém-casados um questionário referindo entre outras coisas já referidas, as empresas contratadas, o número de pessoas etc. O perigo que falo, provem do facto de estarem estipuladas coimas de 100 a 2500 euros se não cumprir este dever de colaborar. Acredito que muitas pessoas guardam os recibos de casamento, por recordação, para fazer contas, sendo que muitas também os deitam fora, será que são obrigados a guardar os recibos? O problema deriva da natureza informal dos serviços contratados, com a consequente fuga aos impostos por parte de empresas e particulares do ramo. Pode ser que com esta situação as coisas até melhorem, cria-se a necessidade de um contrato e como todo o contrato, passa a ser possível reclamar ou pedir uma indemnização caso não seja respeitado. Assim se calhar também me vou casar, pode ser que, se não me der bem com a minha mulher, vá pedir uma indemnização aos pais dela, afinal o casamento é um contrato.