Retalhos

"Posso não concordar com uma só palavra que disseres, mas defendo até a morte o teu direito de dizê-las". Voltaire.

terça-feira, junho 23, 2009

Então não dizes nada?

As emoções são sempre difíceis de descrever, as palavras não foram feitas para tal, e nem sempre os adjectivos retratam piamente o que se sente e pensa, por isso temos sempre grandes dificuldades em falar de uma emoção e é demasiado redutor para quem experimenta e não consegue expor, tentamos é certo, mas fica sempre a sensação que não passamos a mensagem que queríamos.
Gonçalo Botelho Reis

Frases Soltas...

"Amor e desejo são coisas diferentes. Nem tudo o que se ama se deseja e nem tudo o que se deseja se ama."
Miguel Cervantes

segunda-feira, junho 15, 2009

No mundo do saber viver, faz como vires fazer

Cada vez mais passamos menos tempo a pensar, cada vez somos mais reactivos que activos, cada vez mais descoramos as nossas necessidades e daqueles que nos rodeiam. As relações sociais degradam-se á medida que o tempo passa, mais por falta de paciência do que outra coisa. Falta capacidade de sacrifício e sobretudo dedicação a quem nos rodeia. Seguimos muitos exemplos nem sempre correctos, somos vítimas do nosso próprio egocentrismo e descansamos sobre o que já fizemos. Acedemos muito facilmente a estender a mão e solicitar ajuda e negamos muitas vezes o nosso ombro, por vezes a importância daqueles que nos rodeiam só é reconhecida na sua ausência. Muitas pessoas negam a si mesmas a necessidade de ajuda, vivem numa constante cegueira de emoções ou falta delas, reagem mal quando chamadas à realidade, arquitectam infrutíferas desculpas escudadas nas vicissitudes da vida. Bertrand Russel tem uma frase muito interessante, sugestiva até, para ele “o problema com o mundo é que os estúpidos são excessivamente confiantes e os inteligentes são cheios de dúvidas”, quanto a mim, acho que são inteligentes por isso mesmo, pelas dúvidas. Para os mais filosóficos, seguindo a linha de pensamento de Aristóteles “somos o que repetidamente fazemos, a excelência portanto não é um feito mas um hábito”, por vezes é necessário ir um pouco mais além do que normalmente iríamos, e nem é preciso fazer muito, basta sermos ousados mesmo perdendo ou pondo em causa o equilíbrio da amizade, um mail, uma mensagem solta, uma palavra de apreço, um mimo, um carinho, um elogio, já dizia Leonardo da Vinci “Repreende o amigo em segredo e elogio-o em público”. Ajudar não é significado de necessitar de ajuda, existe quem ajude para se sentir bem consigo mesmo.

"Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço." - Dave Weinbaum

terça-feira, junho 09, 2009

Um rasgo

A vida será sempre incerta, e quando tiveres certezas é porque morreste, temos de começar por algum lado, não queiras chegar à meta sem passar pela partida, a vida não é um jogo de monopólio, muitas vezes são os dados que decidem é certo mas somos sempre nós que os lançamos.
Gonçalo Botelho Reis

Amor

"O amor é um acto de fé e quem tiver pouca fé também terá pouco amor."

(Erich Fromm)

Frase do Fim de Semana

“aquelas nossas conversas infinitas, inconclusivas, e de grande desgaste para todos os que assistem”....

O tempo

“O tempo não é uma variável decisiva, um mês pode ser pouco e uma semana pode ser muito, a intensidade, o que se partilha e o que se vive é que define o peso e o que significam realmente as pessoas para nós"
Gonçalo Botelho Reis

Ainda as redes sociais

As redes sociais podem também ser um bom meio de selecção, numa perspectiva organizacional. Ao que parece, existe já uma pratica comum entre técnicos de recrutamento, que consiste na procura dos candidatos nas redes sociais através do endereço de correio electrónico, tendo assim acesso a uma vasta informação, fotos, vídeos etc que de outra forma não teriam. Logicamente que esta acção suscita algumas duvidas no que diz respeito à sua legitimidade, pelo sim pelo não uma especial atenção ao endereço de e-mail que indicam para contacto, este não deve estar associado a nenhuma rede social, deverá identificar o titular de forma concreta, fica o conselho.